18 / 02 / 2016 - 22h42
A história de Luciano Silva, um piauiense que "venceu" em São Paulo

É possível encontrar em São Paulo cada pedacinho do Brasil com seus sotaques e culinárias dos mais variados. Afinal, o Estado de São Paulo se transformou em um dos mais importantes pólos de atração de fluxos migratórios.

O rápido desenvolvimento da região, a oportunidade de emprego e o sonho de uma vida melhor fizeram dessa terra o que ela é hoje: uma verdadeira Torre de Babel (uma confusão de idiomas e sotaques).

Segundo estudo recente feito pelo IBGE, o Piauí está entre os cinco Estados que mais perde população por causa da migração. De acordo com esse mesmo estudo, a maioria dos imigrantes piauienses, quase 30% dos que deixam o Estado, parte em direção ao Estado de São Paulo, onde atualmente vivem 278.511 nascidos no Piauí. (Fonte: IBGE)

Instigado por este fenômeno migratório, a direção do Portal FATO.COM criou esta página especial denominada “PIAUÍ SAMPA”; um espaço destinado a contar a história de nordestinos, em especial dos piauienses que deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades em São Paulo e região. Para essa missão, a coordenação do portal “recrutou” o repórter Cleto Cavalcante, um piauiense natural do município de José de Freitas que há quase quatro anos mora em São Paulo, para percorrer a região em busca de relatos sobre como anda a vida dos nossos “irmãos” piauienses em SAMPA.

Na primeira matéria especial, vamos destacar a biografia de Luciano Silva, um piauiense natural de Domingos Mourão, região norte do Piauí. VAMOS A HISTÓRIA:

A INFÂNCIA....

Natural de Domingos Mourão-PI, Luciano Silva, teve uma infância difícil. Quando tinha 10 anos de idade perdeu seu pai e logo em seguida, em busca de novas oportunidades, foi morar com seus tios na região litorânea do estado do Piauí, mais precisamente no município de Parnaíba.

 A GRANDE DECISÃO...

Após 10 anos morando no litoral piauiense, Luciano decidiu aventurar-se por regiões mais desenvolvidas, onde poderia se abrir novas oportunidades. A escolha do destino foi influenciada pela maioria dos imigrantes nordestinos – A MEGAMETRÓPOLE SÃO PAULO.

O DIFÍCIL COMEÇO EM SAMPA...

No dia dois de março de 1996, Luciano chega à grande metrópole, São Paulo. Logo que chegou foi trabalhar como saladeiro em um restaurante da capital paulista. Posteriormente, nosso conterrâneo assumiu o cargo de Gerente Operacional na mesma empresa. E lá se foram 15 anos da sua vida trabalhando no ramo gastronômico na terra da garoa, até ser demitido em outubro de 2011.

MONTANDO O PRÓPRIO NEGÓCIO...

Após sua demissão, Luciano Silva decidiu montar seu próprio restaurante. A idéia era abrir uma “casa” com culinária nordestina, sobretudo valorizando a gastronomia piauiense. Foi assim que surgiu o “Restaurante do Piauí”, uma referência gastronômica que fica localizado na região Sul de São Paulo. Hoje, além do cardápio tipicamente piauiense (Baião de Dois, Galinha Caipira, Buchada de Bode, Panelada, Carneiro e outros), o Restaurante do Piauí é um ponto de encontro dos piauienses que residem em São Paulo. O lugar tem decoração que nos faz lembrar muito o sertão do Piauí, especialmente a zona rural.

“Quando decidi montar o restaurante, eu sabia que a responsabilidade seria muito grande por conta do nome (Piauí), mas graças a Deus tudo esta dando muito certo”, pontuou Luciano.

VEJAM IMAGENS DO RESTAURANTE DO PIAUÍ:

O CARDÁPIO DO RESTARANTE DO PIAUÍ:

Tripa de porco

Buchada de bode

Carneiro

Panelada

Sempre que pode, Luciano retorna ao seu estado-berço (Piauí) para visitar seus amigos e parentes. “Do Piauí, sempre trago boas recordações. Não esqueço nunca minhas origens. Amo o Piauí, amo a terra em que nasci!" Sou apaixonado por fazenda, correr atrás de gado! destaca Luciano.

O piauiense Luciano Silva, protagonista na nossa primeira matéria especial, é um exemplo de perseverança, trabalho, força, otimismo e empreendedorismo de sucesso. Sobretudo, nosso conterrâneo é apenas mais um, dentre milhões de piauienses, que ajudaram a construir a história de São Paulo e fazer dessa terra um lugar de culturas, sotaques e cardápios variados.

PARABÉNS LUCIANO SILVA!!!!!!!!!

Luciano e sua mãe

 

SE VOCÊ QUER CONTAR SUA HISTÓRIA DE VIDA, ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO EM SÃO PAULO: email: cleto.cavalcante007@gmail.com

 Whatsapp: (11) 94899-7791

 

MATÉRIA: CLETO CAVALCANTE



05 de Julho de 2025 01h:56
Publicidade
Publicidade