Após eleição que aconteceu nesta quinta-feira (07) no auditório da Secretaria Estadual de Cultura, foram eleitos três novos membros titulares do Conselho Estadual de Cultura. Os novos membros representam entidades representativas dos produtores culturais e se juntam aos três representantes da Assembleia Legislativa do Piauí e outros três representantes do Governo do Estado.
Todos os candidatos que participaram da eleição são membros de entidades que atuam nos segmentos culturais especificados pelo edital: ciências, literatura, comunicação social, pintura, teatro, música, cinema, dança, folclore e patrimônio cultural.
O Conselho Estadual de Cultura é um órgão consultivo e normativo da política cultural do Estado. Criado em 12 de outubro de 1965, o Conselho foi o primeiro no gênero a ser instituído no país, precedendo a sua criação ao próprio Conselho Federal de Cultura.
Com base no Regimento Interno do Conselho, os seus principais eixos de atuação são: a criação do Centro Integrado de Ciências e Tecnologia, a realização de encontros e eventos similares sobre temas relevantes da atualidade nacional e internacional; a realização de cursos de formação,atualização e aperfeiçoamento, a partir de proposta apresentadas pelas Câmaras Permanentes; a realização de apresentações e exposições nas seguintes áreas: música,artes cênicas, fotografias, cinema e vídeo, artes plásticas,folclore entre outras e a propositura de convênios com entidades culturais, econômicas e científicas, nacionais e estrangeiras.
Membros Eleitos
ESCÂNDALO LEGALIZADO TEATRO
Representante: César Augusto Félix Crispiniano
FUNDAÇÃO CAJUÍNA
Representante: João Batista Sousa Vasconcelos
SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULO DE DIVERSÕES NO ESTADO DO PIAUÍ
Representante: Maria do Rosário Sales
Suplente
ACADEMIA DE LETRAS DA CONFEDERAÇÃO VALENCIANA
Representante: Jonas Pereira da Silva