03 / 12 / 2018 - as 13:05
Curso de Aperfeiçoamento abordará assistência na gestação e parto
Estão abertas as inscrições para o 3º Módulo do Projeto “Trabalhando com Vítimas de Violência: Assistência, Proteção e Acolhimento”, da Comissão de Apoio à Vítima de Violência (CAVV) da OAB-PI. O curso terá como tema a “Assistência na gestação e parto baseada em evidências científicas vencendo a violência obstétrica” e acontecerá no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí) nos dias 15 e 16 de dezembro.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país com maior percentual de partos realizados por cesárea do mundo (55,6%). Conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a situação é ainda mais dramática no âmbito da medicina privada: 85,5% dos partos são realizados por cesárea no sistema de saúde suplementar, quando o ideal para o Brasil seria uma taxa entre 25% e 30%, conforme orientação da OMS.
 
Diante do alto índice de cesáreas no país e dos seus prejuízos para a saúde da mãe e do bebê, diversas iniciativas têm surgido para incentivar a realização de partos normais, humanização da assistência ao parto e combate à violência obstétrica. “É imprescindível que o Brasil se adéque às orientações internacionais e nacionais baseadas em evidências científicas sobre o tema. A capacitação de recursos humanos é uma iniciativa primordial para a efetividade destas mudanças na prática, garantindo uma assistência baseada nos princípios da humanização”, esclarece a advogada Alba Vilanova, presidente da CAVV.
 
O curso de aperfeiçoamento tem carga horária de 18 horas/aula e tem como público-alvo os profissionais de assistência e proteção à mulher durante a gestação, parto e puerpério; enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, doulas, consultoras de aleitamento materno, funcionários de maternidades, de hospitais e postinhos de saúde, advogados, estudantes e demais interessados.
 
A programação acontecerá nos dois dias 15/12, das 08h às 12h e 14h às 19h, e 16/12, das 8h às 13h e 14h às 18h, respectivamente. As vagas são limitadas, sendo 50% destinadas, a título gratuito, para servidores e funcionários de maternidades em Teresina. Para os demais, o investimento é de R$ 100,00 (inteira) e de R$ 50,00 (meia), sendo garantido o valor de meia entrada para as doulas.
 
As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: www.oabpi.org.br/portaldoaluno. Mais informações: 86 98128-9572 / 2107-5828.
 
Por: Pedro Vitor Melo
 
Assessoria de Comunicação da OAB-PI


   



PUBLICIDADE