20 / 04 / 2018 - as 12:12

As fonoaudiólogas que compõem o NASF/Campo Maior realizaram nesta segunda-feira 19/4, uma ação sobre os cuidados com a voz em alusão ao Dia Mundial da Voz comemorado anualmente em 16 de abril. Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores, e etc) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, no entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Miranda, esteve presente durante as atividades e destacou a importância dos cuidados com a voz. “A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar”, destacou Marcelo Miranda.

Cuidados com a voz
Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
Beber bastante água e praticar exercícios físicos
Não gritar em excesso nem em tom agudo
Falar pausadamente
Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
Dormir bem
Comer maça faz muito bem para a "limpeza" das cordas vocais
Sintomas de doenças da voz
Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais:

Alterações na voz;
Tosse frequente;
Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz;
Pigarreia ou rouquidão com frequência.

Fonte: portaldecampomaior

 


19 / 04 / 2018 - as 10:28

O prefeito Professor Ribinha, acompanhado do líder do governo na Câmara de Vereadores Edvaldo Lima, está nesse momento em audiência com o coordenador do DNOCS no Piauí, Antônio Djalma.

Na pauta a cooperação técnica entre a Prefeitura de Campo Maior e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca para manutenção de açudes no município e a perfuração de poços em comunidades produtivas da Zona Rural.

 


19 / 04 / 2018 - as 09:30

Nesta quinta-feira (19) o repórter do Portal Fato, Paçoca, foi até a localidade Porção II, zona rural de Campo Maior, para verificar de perto a questão  da iluminação pública daquela comunidade.

De acordo com o Presidente da Associação, Francisco Bacelar da Silva, conhecido como Franzé, a situação é bastante precária. “Aqui na nossa comunidade existem muitas gambiarras, os postes ainda são feitos de madeira, falta iluminação nas ruas, e a energia é de péssima qualidade”, disse.

Segundo Franzé, são cerca de 200 famílias que moram no local. “Queremos providências por parte da Eletrobrás. Não temos o serviço de iluminação pública, mas a taxa é cobrada todo mês em nosso talão de energia”, acrescentou.

Redação Portal Fato

 


19 / 04 / 2018 - as 09:13

Moradores da localidade Capitão de Campos, zona rural de Campo Maior, reclamam que desde a semana passada o ônibus do transporte escolar municipal não está passando na comunidade.

A informação foi repassada pela ouvinte do Jornal Regional 1ª edição, da rádio Meio Norte de Campo Maior, Maria Edite da Silva.

“Nós pais estamos fazendo um apelo à Secretaria Municipal de Educação que tome providências, pois nossos filhos estão perdendo aula. A professora  dos meus filhos me liga todo dia perguntando porque eles não estão indo para a escola, E se eu como mãe estou sendo cobrada pela escola, também posso cobrar da Secretária o transporte escolar para que meus filhos e os as outras crianças da região possam ir para a escola”, disse Edite.

A equipe do Portal Fato entrou em contato com o chefe do setor de transportes da Secretaria Municipal de Educação, Wagner Moreira Leite, para tratar sobre a questão. Segundo ele, o problema aconteceu por causa das intensas chuvas que estavam acontecendo em todo o município, dificultando dessa forma o acesso do ônibus escolar na localidade, mas que até a próxima segunda-feira ((23) o problema já estará solucionado.

 

Redação Portal Fato

 

 


19 / 04 / 2018 - as 08:57

Através da Secretaria Municipal de Limpeza e Iluminação Pública, a Prefeitura de Campo Maior está realizando uma ação de limpeza em todos os bairros da cidade.

No momento, a Secretaria está realizando um trabalho de limpeza no Bairro Parque Recreio, que teve início nesta terça-feira (17.04).

No local, o trabalho desenvolvido pela equipe consistiu no recolhimento de entulhos, desentupimento e limpeza de canaletas, roço, capina e varrição. Ação é uma medida voltada à saúde pública, bem estar social, preservação do patrimônio público e embelezamento da cidade.]

Com a temporada de chuvas, ocorre o crescimento rápido da vegetação em toda a cidade, fazendo com que as equipes de limpeza se desdobrem para dar conta do serviço. De acordo com a Assessoria da Secretaria, há um planejamento para que o município se mantenha limpo e organizado ao longo do ano.

Fonte: PMCM

 

 


13 / 04 / 2018 - as 14:24

Os vereadores de Campo Maior visitaram nesta sexta-feira (13) as áreas de alagamentos da cidade e anunciaram medidas para ajudar as famílias.

A presidência do legislativo prepara um relatório e doações de alimentos, material de higiene e a disponibilização de veículos para realizar o socorro às vítimas.

Fonte: Ascom camaradecampomaior

 


13 / 04 / 2018 - as 12:53

O  Repórter Pedro Borges e o Cinegrafista Paçoca foram até o bairro Califórnia em Campo Maior, nessa sexta feira (13).

Eles acompanharam o sofrimento de dezenas de pessoas  que estão deixando suas casas. Durante a reportagem presenciaram a ajuda de equipes da prefeitura  com as da saúde e serviço social

A reportagem completa você acompanha no Jornal Agora da TV Meio Norte.

Redação Portalfato


13 / 04 / 2018 - as 12:44

Os vereadores de Campo Maior Manin Pereira (PT do B) e Neto dos  Corredores (PDT) foram verificar de perto a situação do Açude do Bebedouro que se rompeu na  madrugada desta sexta-feira (13).

O prefeito de Campo Maior, professor Ribinha, já mandou equipes para avaliar e resolver o problema.

 

redação Portalfato



PUBLICIDADE