24 / 06 / 2019 - as 15:42

Um empresário identificado como Valenciano Ivanilson Alves, conhecido como Gordinho morreu na noite de domingo (23/06) após se envolver em um grave acidente entre dois veículos modelos S10 e Hilux na rodovia PI-120, entre os municípios de Valença e Pimenteiras, na região Norte do Piauí. 

Segundo informações, os dois veículos trafegavam pela rodovia quando colidiriam na lateral, o lado onde o empresário estava ficou destruído devido o forte impacto da colisão, que causou a morte imediata dele. Os outros envolvido no acidente deram entrada no hospital regional Eustáquio Portela.

O empresário trabalhou como operador de áudio da Rádio Confederação Valenciana. 

Ivanilson Alves deixou esposa e três filhos.

meionorte

 

 


24 / 06 / 2019 - as 08:07

A Secretaria de Estado da Justiça informou que dois detentos tentaram cavar um buraco. O Sindicato dos agentes penitenciários disse que os presos estavam no banho de sol no momento.

Agentes penitenciários registraram uma tentativa de fuga na Penitenciaria Professor José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, Zona Sul de Teresina, neste domingo (23). De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) dois detentos tentaram cavar um buraco. O presidente do Sindicato dos agentes penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, disse ao G1 que os presos estavam no buraco durante o banho de sol no momento.

Procurada, a Sejus comunicou que dois detentos do Pavilhão B da unidade tentaram escavar uma pequena abertura na área de contenção, mas a ação foi contida pelos agentes de plantão. E que a unidade segue funcionando dentro da normalidade.

Segundo o presidente do Sinpoljuspi, havia cerca de 200 detentos no pátio no momento da ocorrência. “Eles fizeram uma pirâmide humana e estavam quebrando uma laje para poder fugir. Eles colocaram panos nas grades e fizeram uma espécie de barreira humana para dificultar a visibilidade dos agentes”, informou Kleiton Holanda.

Conforme o Sinpoljuspi, ao descobrirem a ação dos detentos os agentes penitenciários entraram no pavilhão. “Eles impediram a fuga e depois fizeram a verificação deles. Cabe agora à diretoria investigar para saber os que participaram para que possam ser punidos”, afirmou Kleiton Holanda.

Confira a nota da Sejus:

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) esclarece que a unidade penitenciária José Ribamar Leite segue normalmente sua rotina sem distúrbios disciplinares. Neste domingo (23), dois detentos do Pavilhão B da unidade tentaram escavar uma pequena abertura na área de contenção. No entanto, rapidamente, receberam o sinal do sentinela e a ação foi contida pelos agentes de plantão.

A Sejus informa ainda que a unidade passa por vistorias diárias e conta com agentes penitenciários e policiais militares fazendo a guarda interna e externa da unidade penal.

Fonte: G1 PI


24 / 06 / 2019 - as 08:00

Em 2018, foram periciados 7.009 auxílios-doença no Piauí. O resultado comprovou a necessidade de revisão dos benefícios: apenas 1.327 continuaram ativos após serem reavaliados.

Os números mostram, portanto, que apenas 19% dos 7.009 benefícios de auxílio-doença que passaram por revisão permaneceram sendo pagos. 

Além desses, outros 741 beneficiários ficaram sem receber porque não compareceram ao INSS após serem convocados.

Os dados foram disponibilizados à Coluna Economia & Negócios, do Cidadeverde.com, pela Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia. 

A revisão também foi feita nas aposentadorias por invalidez. Foram realizadas, no Piauí, 10.418 perícias durante o ano passado. Dessas, 3.514 foram cessadas por algum tipo de irregularidade. Ou seja, 34% das aposentadorias por invalidez estavam irregulares.

Outras 360 também deixaram de ser pagas porque os beneficiários não compareceram. 

A lei que prevê a revisão periódica dos auxílios-doenças e das aposentadorias por invalidez é de 1995, mas não era cumprida por falta de pessoal e regras mais definidas, como a periodicidade específica, por exemplo.

Em 2017, foi publicada a lei do chamado "pente-fino", determinando que o perito fixe um prazo estimado de duração do benefício no momento da concessão ou reativação do auxílio-doença. Além disso, estipulava um bônus de R$ 60 aos médicos peritos por atendimento realizado dentro do processo de revisão, quando a perícia fosse feita fora do horário normal de trabalho.

Foi dentro dessa lei que foram realizadas essas perícias no Piauí em 2018. A Secretaria da Previdência não revelou o quanto é economizado no Estado com o cancelamento desses benefícios, mas detalhou os dados:

Nova lei de combate à fraude

A previsão é que mais benefícios sejam suspensos neste ano, com a sanção de uma nova lei de combate a fraudes no INSS, que inclui outros benefícios, como o auxílio-reclusão e a pensão por morte. Com a nova lei, o governo federal espera economizar R$ 10 bilhões em 12 meses, com a revisão de 5,5 milhões de benefícios previdenciários.Veja quais as principais mudanças nos benefícios:

Auxílio-reclusão

O benefício, que é pago a dependentes de presos, passou a ter carência (prazo mínimo) de 24 contribuições para ser requerido. Antes, bastava que o segurado tenha feito uma única contribuição ao INSS antes de ser preso. Além disso, só será concedido a dependentes de presos em regime fechado. Pela lei, a comprovação de baixa renda levará em conta a média dos 12 últimos salários do segurado e não apenas a do último mês antes da prisão, o que deve alterar o valor do benefício pago. 

Pensão por morte

A nova lei passou a exigir prova documental para a comprovação de relações de união estável ou de dependência econômica. Atualmente, a Justiça reconhece relações desse tipo com base apenas em prova testemunhal. Para o recebimento desde a data do óbito, filhos menores de 16 anos precisarão requerer o benefício em até 180 dias após o falecimento do segurado. Pela regra em vigor, esse prazo não existe para menores de 16 anos.

A lei também acabou com pagamentos em duplicidade, nos casos em que a Justiça reconheça um novo dependente, como filho ou cônjuge. Pela legislação atual, se uma relação de dependência é reconhecida, esse novo dependente recebe o benefício de forma retroativa, sem que haja desconto ou devolução de valores por parte dos demais beneficiários. A partir de agora, assim que a ação judicial de reconhecimento de paternidade ou condição de companheiro for ajuizada, parte do benefício ficará retida até o julgamento final da ação, de modo a cobrir a eventual despesa do INSS com pagamentos em duplicidade. Esses ajustes valerão também para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União.

Aposentadoria rural

A lei prevê a criação de um cadastro de segurados especiais, que inclui quem tem direito à aposentadoria rural. Esse documento é o que vai alimentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que passará a ser a única forma de comprovar o tempo de trabalho rural sem contribuição a partir de 2020.

Para o período anterior a 2020, a forma de comprovação passa a ser uma autodeclaração do trabalhador rural, homologada pelas entidades do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater), ligado ao Ministério da Agricultura. A autodeclaração homologada será analisada pelo INSS que, em caso de irregularidade, poderá exigir outros documentos previstos em lei. 

BPC

Também serão alvo da revisão os mais de 2,5 milhões de benefícios de prestação continuada (BPC) sem avaliação pericial há mais de dois anos. 

Os bancos agora estão obrigados a devolver valores referentes a benefícios depositados após o óbito do beneficiário. Os cartórios de registro também deverão informar, em até 24 horas, a expedição de uma certidão de óbito. Antes, esse prazo era de até 60 dias, o que fazia com que aposentadoria de uma pessoa falecida continuasse sendo paga.

Fonte: Portal cidadeverde.com

 


24 / 06 / 2019 - as 07:45

Dos 28 cursos da Educação a Distância da Unicesumar que já passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC), 19 conquistaram nota máxima. Isso representa 71% do total, algo que, segundo especialistas, é dificilmente visto em instituições de Ensino Superior.

Segundo a diretora de Graduação e Pós-Graduação da instituição, Katia Coelho, o resultado comprova a excelência e reafirma o comprometimento na oferta de ensino superior de qualidade.  “Conquistar uma nota 5 evidencia um conjunto de trabalho de excelência entre a sede, que fica em Maringá/PR, os polos espalhados por todo o país”.

Os cursos com nota máxima são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Design de Moda, Engenharia de Software, Gestão da Qualidade, Gestão das Organizações do Terceiro Setor, Gestão de Cooperativas, Gestão de Lojas e Pontos de Venda, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão Tecnologia da Informação, Letras – Português/Inglês, Licenciatura em Educação Física, Logística, Marketing, Matemática, Negócios Imobiliários e Serviço Social.

PIRIPIRI - PI

RUA ACELINO RESENDE, 132 - FONTE DOS MATOS

(86) 3276-2027

VESTIBULAR 2019


22 / 06 / 2019 - as 11:40

Uma jovem de Francisco Macedo, identificada apenas como Rayelly, de aproximadamente 27 anos, deu entrada sem sinais vitais de vida, na sexta-feira, 21, no Hospital Municipal de Padre Marcos. Até o momento não se sabe a causa da morte.

De acordo com informações repassadas por Ágda Érica, diretora do Hospital Municipal, a vítima foi deixada no hospital, por volta das 14:30, pelo seu companheiro, sem sinais vitais e ‘babando’. De acordo com a Diretora, várias tentativas de reanimação foram realizadas, porém sem sucesso.

Segundo informou o Sargento Emerson, do GPM de Padre Marcos-PI, a partir de agora serão realizados os procedimentos necessários para que seja solucionado o que tenha de fato causado a morte da jovem para que posteriormente as devidas providências sejam tomadas. O corpo foi encaminhado para o IML de Picos, a fim de que sejam adotadas as medidas cabíveis.

 

Fonte Portal Meio Norte


 

 


19 / 06 / 2019 - as 12:25

Os ex-prefeitos deverão apresentar os documentos solicitados, bem como apresentarem sua Defesa Preliminar no prazo de 10 (dez) dias, a partir da data da ciência da notificação.

A Câmara Municipal de Vereadores de Campo Maior, aprovou, durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (18/06), uma notificação endereçada ao ex-prefeito de Campo Maior, João Félix de Andrade Filho, solicitando informações sobre a sua prestação de contas durante todo o período em que esteve como gestor do município.

Este é o primeiro passo para que o Poder Legislativo julgue as contas dos 4 últimos ex-prefeitos, fato que não acontecia há 14 anos. Além de João Félix, serão colocadas para votação nas próximas sessões as notificações de Paulo César de Sousa Martins, Luís Rodrigues Lima e Edvaldo da Silva Lima.

Os ex-prefeitos deverão apresentar os documentos solicitados, bem como apresentarem sua Defesa Preliminar no prazo de 10 dias, a partir da data da ciência da notificação, sendo garantido o acesso à ampla defesa e ao contraditório nas datas estipuladas e no prazo estipulado, submetendo-se ao crivo da Câmara de Campo Maior.

Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os candidatos de um processo eleitoral que já foram prefeitos, se tiverem as suas contas reprovadas pelas câmaras municipais, podem serem barrados pela Lei da Ficha Limpa. Para a Corte, o Legislativo local tem a palavra final sobre a decisão que rejeita ou aprova as contas. Este entendimento só surgiu apenas em agosto de 2016, por uma dúvida que existia na legislação. Antes disso, a Justiça Eleitoral considerava que bastava a desaprovação das contas de gestão por um tribunal de contas para tornar o prefeito inelegível. Dessa forma, somente após decisão desfavorável dos vereadores, um candidato pode ser impedido de concorrer a um cargo eletivo.

Para o Presidente da Câmara de Campo Maior, vereador Fernando Miranda, o processo será pautado na imparcialidade e na isonomia: “É com muita serenidade que estamos tendo a responsabilidade de julgar essas contas. Seremos imparciais, para que eles sejam julgados nos ditames do regimento interno e da Constituição”, disse.

 

Entenda o caso

A Câmara Municipal De Vereadores De Campo Maior recebeu, no último dia 05 de junho, por meio do oficio 699/2019, um comunicado da existência de notícia de fato 0091/063/2019 em trâmite na 3° promotoria de justiça de Campo Maior onde o Ministério Público, por meio do promotor Maurício Gomes de Sousa, pediu esclarecimentos à Câmara Legislativa de Campo Maior sobre os julgamentos das contas dos prefeitos do município desde o ano de 2005 até o ano de 2018.

No decorrer do ano, serão as contas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ e Comissão de Orçamento e Finanças – COF, e após serão julgadas por todos os vereadores.

Ascom (camaradecampomaior@gmail.com)

 


19 / 06 / 2019 - as 10:43

Os alunos de Educação Física da Faculdade CHRISFAPI tiveram como última atividade da disciplina Desenvolvimento Motor, ministrada pela Profª. Katiúscia Souza, a apresentação de uma peça teatral retratando as fases do desenvolvimento motor, desde a concepção até a 3ª idade.

Importante salientar que os discentes eram os atores dessa manifestação artística, o que aumentou ainda mais o impacto da mensagem a ser transmitida.

Faculdade CHRISFAPI

O caminho certo para o seu futuro!

Fonte: Ascom Chrisfapi


19 / 06 / 2019 - as 10:25

O Educandário Cristo vem manifestar muita alegria pela aprovação dos alunos: João Pedro Bitencourt Carvalho( 1º lugar em Odontologia e 2º lugar geral), Eduardo Mendes dos Santos (Direito e  1º lugar geral) João Pedro Cavalcante Silva(Odontologia), Anderson Medeiros Carvalho ( Odontologia), Samuel Aragão Cansanção Bona Ibiapina ( Direito) e Jeferson Soares Noronha ( Direito) que foram aprovados neste último vestibular da Faculdade CHRISFAPI.

Momentos como esse mostram na integra o preparo dos discentes, que levando em conta o ensino e aprendizagem unidos a orientação do corpo docente trazem como resultado o sucesso pessoal e profissional. Mais uma vez, parabéns!

Educandário Cristo

A escola que cresce com você!

Fonte: Educandário Cristo

 



PUBLICIDADE