02 / 07 / 2017 - as 19:45

Dezenas de jihadistas do Estado Islâmico foram detidos nas últimas horas pelas forças iraquianas quando tentavam escapar de Mossul misturados entre os civis.

"Dezenas de terroristas deixaram as armas e tentaram fugir infiltrados entre os deslocados", afirmou o comandante da Polícia Federal, Raide Shaker Yaudat, em comunicado. O número de presos não foi divulgado.

As forças iraquianas têm revistado pessoas que deixam a cidade, e a ONG Human Rights Watch denunciou há dois dias que os militares cometem "abusos e execuções" destas pessoas que fogem, com base nos testemunhos dos moradores.

Os extremistas tentaram se camuflar entre os civis que fugiam do centro antigo de Mossul, cidade que era o último reduto do grupo terrorista no Iraque, mas foi retomada recentemente pelas forças iraquianas após três anos.

'Califado' no Iraque e na Síria
 
A retomada de Mossul representa o fim da metade iraquiana do "califado". Foi na cidade que o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou em 2014 o Estado Islâmico em parte do Iraque e da Síria, em um discurso na Grande Mesquita de Al-Nuri, na Cidade Velha.

O vídeo no qual Al-Baghdadi se declarou "califa" (líder de todos os muçulmanos) vestido com mantos clericais negros, do púlpito da mesquita de Al-Nuri, é sua última imagem pública. Antes de perder o controle sobre o centro antigo, os extremistas destruíram a mesquita.

Recentemente, a Rússia afirmou que um ataque aéreo do país pode ter matado al-Baghdadi no dia 28 de maio em Raqqa, cidade síria que é o principal reduto do grupo terrorista no país vizinho ao Iraque.

 

 

 


14 / 03 / 2017 - as 10:21

Uma forte tempestade de neve começou a atingir o nordeste dos Estados Unidos nesta terça-feira (14) provocando cancelamento de mais de 7,6 mil voos e fechamento de centenas de escolas. Cerca de 31 milhões de pessoas estão sob alerta para nevasca, de acordo com a CNN.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas para Pennsylvania, Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, Nova Hampshire e Maine, de acordo com a Associated Press (AP).

A previsão é de que a nevasca deixe entre 30 e 60 centímetros de neve e que as rajadas de vento cheguem a 88 km/h. Há um alerta para inundação nas áreas costeiras de Massachusetts até Delaware. As escolas da Cidade de Nova York, Filadelfia, Boston estão fechadas, ainda segundo a AP.

A nevasca ocorre, no entanto, após uma semana com um clima ameno incomum para esta época do ano na região.

O último mês foi o segundo mês de fevereiro mais quente já registrado desde o início das medições, em 1895.

Um vendaval gélido atingiu o oeste de Nova York na semana passada e provocou uma queda na rede elétrica que deixou 200 mil pessoas sem luz. Na manhã desta segunda-feira, cerca de 8 mil pessoas continuavam nesta situação, segundo a BBC.

Fonte: G1

 


10 / 03 / 2017 - as 12:16

O Papa Francisco considerou em uma entrevista ao jornal alemão “Die Zeit” publicada ontem (9) que é necessário “refletir” sobre a possibilidade de ordenar os chamados viri probati, homens maduros envolvidos na Igreja e casados.

- Nós também devemos determinar quais seriam suas funções, por exemplo em áreas remotas - detalhou o Papa Francisco, dando forma ao projeto que ele menciona há vários anos.

Muitos na Igreja acreditam que, dada a falta de padres em muitos países, seria necessário criar um novo setor: ao lados dos padres que fizeram os votos de celibato na sua ordenação, recomendam ordenar os viri probati, homens casados, aposentados e com tempo e que construíram um longo compromisso na Igreja.

Estes católicos ansiosos para estar ao serviço da Igreja têm a oportunidade de se tornar diáconos, mas não sacerdotes.

Em várias ocasiões, o Papa argentino já havia afirmado que a proibição da ordenação de homens casados não era um ponto imutável da doutrina.

Bento XVI já havia afirmado que este não era um dogma, como é, por exemplo, a fé na ressurreição de Cristo.

No entanto, o Pontífice sustentou que permitir aos seminaristas escolher o celibato “não era a solução”.

Fonte: O Globo

 


25 / 01 / 2017 - as 10:36

Levantamento divulgado hoje (25) pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional aponta que o Brasil fechou 2016 ocupando o 79º lugar num ranking sobre a percepção da corrupção no mundo composto por 176 nações.

O índice brasileiro foi 40 pontos, dois a mais que o registrado no ano anterior, mas o país ainda ficou três posições abaixo do 76º lugar alcançado em 2015. A escala utilizada pela entidade varia de 0 (altamente corrupto) a 100 pontos (muito transparente).

No ranking atual, o Brasil aparece empatado com Bielorrússia, China e Índia. Dinamarca e Nova Zelândia lideram com 90 pontos cada, enquanto a Somália ocupa a última posição, com 10 pontos. A média global é 43 pontos, o que, segundo a ONG, revela uma espécie de “corrupção endêmica” no setor público de diversas nações.

“Países com melhor pontuação (em amarelo no mapa) são superados de longe por países em laranja e vermelho, onde os cidadãos enfrentam de forma diária o impacto tangível da corrupção”, destacou o relatório. 


24 / 01 / 2017 - as 10:26

Um bebê nasceu com quatro pernas e dois pênis em um hospital da Índia. A mãe, Lalitamma, 23 anos descreveu o filho como "o presente de Deus para nós"e disse que estava relutante em levá-lo para outro hospital para fazer tratamento. Mas, depois de se aconselhar com a sua família, ela e seu filho foram a um centro especializado em Ballari, no oeste do estado de Karnataka.
Lalitamma disse que estava preparada para criar o filho da maneira que ele era. "Meu primeiro filho, nascido há 3 anos é saudável. Somos pobres e não podemos pagar um tratamento caro", disse.
Segundo Dr. Virupaksha, que ajudou no parto disse ao Times da Índia falou sobre o caso. "Perguntei sobre a Família Vijayaganara para o Instituto de ciências médicas, no domingo, e eles me disseram que o bebê estava sendo mantido sob observação, espero que o bebe fique bem e se torne normal”.
Segundo outro médico identificado como Divakar Gaddi, do Instituto uma equipe de cirurgiões  está observando o bebê. "remover os membro é um caso muito desafiador para nós", disse Divakar.
Fonte: Blogandotudo.com

26 / 11 / 2016 - as 10:54

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

"Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.

"Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas" deste sábado, prosseguiu o irmão.

As cinzas serão enterradas em 4 de dezembro, na cidade de Santiago de Cuba, após percorrerem o país numa caravana de 4 dias. Cuba declarou 9 dias de luto oficial pela morte de Fidel Castro.

Fonte: G1


11 / 11 / 2016 - as 17:30

Agricultores da Nigéria mataram uma cobra gigantesca pensando que ela havia comido o bezerro de um dos agricultores locais. Assim que abriram o animal, descobriram que a cobra estava cheia de ovos.

Para o povo da região, os ovos são considerados uma iguaria rara e, por isso, a morte da “gestante” acabou sendo uma ótima surpresa para os homens que caçaram o animal. A espécie, que não foi identificada, pode carregar até cem ovos.

A morte do animal acabou rendendo muitos comentários de internautas: enquanto alguns condenaram o ato, muitos disseram que a caçada impediu que pelo menos cem cobras nascessem e pudessem ameaçar os moradores da região de alguma maneira.

Fonte: Mega Curioso

 


09 / 11 / 2016 - as 11:12

Mesmo com Hillary Clinton apontada como favorita em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto e nas projeções feitas por institutos e pela imprensa, Donald Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso de vitória, prometeu reunir a nação e reconstruir a infraestrutura do país, dobrando o crescimento econômico.

"Serei presidente para todos os americanos", disse. "Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reunir nossa nação. É isso que quero fazer agora por nosso país”, destacou Trump.

O republicano conquistou vitórias surpreendentes sobre Hillary em estados-chave para a definição, abrindo o caminho para a Casa Branca e abalando os mercados globais que contavam com uma vitória da democrata.

A maré começou a virar a favor de Trump após as vitórias na Flórida, Carolina do Norte, Ohio e Iowa. Ele ainda se tornou o primeiro candidato de seu partido a ganhar na Pensilvânia desde a vitória de George H. W. Bush em 1988.

Quando entrou o número de delegados do estado de Wisconsin na conta da agência Associated Press, Trump alcançou 276 delegados, ultrapassando o limite de 270 necessários para ser o vencedor no Colégio Eleitoral.

Fonte: G1



PUBLICIDADE