27 / 03 / 2018 - as 12:38

Acontece nesta quarta-feira (28) a segunda edição da Feira de Base Agroecológica, promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A informação foi repassada pela Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, durante participação ao Jornal Regional 2ª Regional, da rádio Meio Norte de Campo Maior, apresentado por Girleudo Silva.

De acordo com a Secretária, o objetivo da atividade é o promover o desenvolvimento da economia local com a geração de emprego e renda.  A feira começa a partir das 5h na praça Valdir Fortes.

“A ideia é fortalecer a agricultura familiar e ao mesmo tempo, desenvolver a economia local, fomentando a geração de emprego e renda.  Hoje vivemos uma época em que as pessoas estão muito preocupadas com a alimentação, e nessa feira a população vai poder consumir produtos livre de agrotóxicos, direto do produtor rural”, disse.

redação Portalfato


23 / 03 / 2018 - as 09:07

A mulher que foi colhida por um ônibus escolar na manhã desta sexta-feira (23) na BR 343 em Campo Maior, não resistiu aos ferimentos e morreu durante atendimento no Hospital Regional de Campo Maior.

Até o momento o Portalfato apurou que a mulher foi identificada como Gilmara e segundo um ouvinte que ligou para o programa Jornal Regional 1ª Edição, da rádio Meio Norte de Campo Maior, a vítima morava em Altos.

redação Portalfato


22 / 03 / 2018 - as 12:06

A Câmara de Campo Maior discute durante esta semana um projeto de lei de autoria do vereador Neto dos Corredores (PDT) que trata da prevenção ao suicídio no município. Na sessão de terça-feira (20/03), o texto da matéria foi colocado em tramitação pela mesa diretora.

O projeto de lei denominado Maria Cecília – jovem campomaiorense que cometeu suicídio – institui o primeiro sábado do mês de maio como o Dia Municipal de Prevenção e Posvenção ao Suicídio. Na data, devem ser realizadas palestras, seminários e atividades voltadas ao combate e o auxílio aos familiares e amigos impactados com o luto.

O parlamentar usou a tribuna da casa para pedir aprovação e explicar a importância do projeto. “Todos nós somos responsáveis pela saúde mental de nossos semelhantes. Os números de suicídio são alarmantes. Peço a apreciação com muito carinho desse projeto. E que ele seja colocado em votação na próxima sessão”.

Neto dos Corredores justificou que o Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos. Na estatística estadual, o município de Campo Maior é o terceiro com maior ocorrência de casos; atrás apenas das cidades de Parnaíba e Picos. O parlamentar pede a união dos poderes, das entidades sociais e religiões para o combate ao suicídio.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. Com a aprovação da CCJ, a matéria segue para a votação em plenário. O vereador Neto dos Corredores espera que o projeto seja colocado em votação na sessão da próxima terça-feira (27/03).

Fonte: Assessoria Câmara de Campo Maior 

 

 


22 / 03 / 2018 - as 12:01

A Prefeitura, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Campo Maior, em parcerias com as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura e Limpeza programou nesta semana uma série de atividades para comemorar o Dia Mundial da Água.

De acordo com o Presidente do SAAE, João Lima, as atividades acontecem  em razão da importância da conscientização e da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

O Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. Esse ano, a Declaração Universal dos Direitos da Água ONU lançou o tema “Soluções Naturais para a Água”.

João Lima esteve presente no último dia 18 e 19, da abertura do “Fórum Mundial da Água” em Brasília, onde participou de uma séries de audiências e debates.   

Programação:

Na quinta-feira, 22, às 08 horas, equipes do SAAE, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura e de Limpeza desenvolveram atividades educativas e efetivas no açude grande de Campo Maior.

Às 09 horas, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará presente na Fazenda da Esperança para realizar palestra sobre recursos hídricos e fazer o plantio de mudas navitas e frutíferas.

Na sexta-feira, 23, às 07 horas, equipe da Secretaria de Meio Ambiente estará no Balneário Surubim, fazendo o replantio de mudas nativas às margens do rio e no passeio central. 

Ainda na sexta, às 09 horas, o SAAE realizará palestra sobre a água no auditório do CETI Professor Raimundinho Andrade.

 

 


22 / 03 / 2018 - as 09:54

Teve início nesta quarta-feira (21), no espaço Tutto Belo Eventos,  a IX Conferência Municipal de Saúde, que traz como tema “O SUS em Campo Maior, construindo um município saudável”. O encontro promovido pela Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde, se encerra nesta quinta-feira (22).

De acordo com o Secretário de Saúde, Marcelo Miranda, a conferência tem como objetivo, reorganizar o modelo de atenção à saúde com base na discussão dos problemas de saúde do município, e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde.

“ Esse evento faz parte do nosso calendário de atividades promovidas pela Secretaria de Saúde. Estamos sempre trabalhando para melhorar os serviços na área de saúde do nosso município”, disse.

Durante a conferência, estão sendo debatidos vários assuntos, como fortalecimento das instâncias do controle social; educação permanente e qualificação dos trabalhadores; prevenção de riscos e agravos à saúde da população, entre outros.

O prefeito Ribinha também participou da conferência.

redação Portalfato

 


21 / 03 / 2018 - as 08:12

Durante participação nesta quarta-feira (21) ao Jornal Regional 1ª edição, da rádio Meio Norte de Campo Maior, apresentado pelos jornalistas Pedro Borges e Káttia Rodrigues, o empresário Devan Eugênio, afirmou que é pré-candidato à Deputado Estadual pelo Partido da República (PR).

Devan falou de vários projetos e também deixou claro a parceria com o Deputado Federal, Fábio Abreu. “ Fábio Abreu tem desenvolvido um grande trabalho na segurança em nosso Estado, recentemente nos fez uma visita e tem nos prestigiado bastante, e agora está surgindo esta parceria”, disse.


19 / 03 / 2018 - as 12:13

Discutir os problemas e os avanços das políticas públicas de inclusão para a Pessoa com Deficiência. Esse será um dos objetivos do fórum que vai acontecer nos dias dias 27 e 28 de abril em Campo Maior.

Segundo o Presidente da ADFAC -  Associação dos Deficientes Físicos e Auditivos de Campo Maior, Luiz Cadeira, Campo Maior precisa está adequada para sediar esse importante evento.

“A cidade tem que está preparada para promover esse grande encontro. Vamos receber delegações de 27 municípios, cerca de 10 associações, ou seja, vamos ter um fluxo de pelo menos 1.500 pessoas discutindo questões relevantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em nosso Estado”, explicou.

Para Luiz Cadeira Campo Maior é preciso mostrar que Campo Maior é uma das cidades mais avançadas na questão da inclusão da pessoa com deficiência. “ Apesar de ainda termos muitos problemas para solucionar, podemos afirmar que Campo Maior é um dos municípios mais avançados nessa questão da inclusão da pessoa com deficiência”, disse.

redação Portalfato


19 / 03 / 2018 - as 11:20

Cerca de 400 famílias em Campo Maior já foram beneficiadas com o trabalho de aração. A informação foi repassada ao Portalfato pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Aírton Matos, na manhã desta segunda-feira (19), após reunião com o prefeito Ribinha.

De acordo com o Secretário, esse serviço representa um avanço significativo no município para a agricultura familiar. “ Foram pelo menos 200 hectares arados, o equivalente a 70 por cento no incremento na agricultura familiar em nosso município”, disse.

Aírton Matos acrescentou ainda que durante essa primeira etapa já foram distribuídas mudas e sementes de caju, milho e feião. “Um trabalho que realizamos em parceria com o Emater e o Sindicato de Trabalhos Rurais (STTR), de Campo Maior”, finalizou.

O secretário disse ainda que em breve Campo Maior vai receber um posto da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab ) para distribuição de alimentos.

redação Portalfato

 

 



PUBLICIDADE